Geralmente o elevador é dividido em cinco partes, sendo: casa de máquinas, caixa de corrida/passadiço, cabina, contrapeso e poço. É muito importante conhecer cada um, para entender alguns diagnósticos que a maioria das vezes as empresas de manutenção não explicam.

Desta forma, nós da Arsenal Consultoria em Elevadores preparamos esse post, para explicar de forma simples essas partes que compõe o conjunto do elevador.

Casa de máquinas

Esse é o local, que a maioria já ouviu falar, porém não faz ideia como ela seja. A casa de máquinas fica acima do último andar superior e dentro tem a máquina do elevador, quadro de comando, limitador de velocidade e chave geral do equipamento.

Caixa de corrida/passadiço

É o espaço onde a cabina e contrapeso do elevador percorre, seja no sentido de subida ou descida. Nesse espaço é instalado também as portas de pavimento. Pelo lado interno ela é um vão livre, por isso tem o nome de caixa de corrida, ou tecnicamente chamada de passadiço.

Cabina

Esse local, todos que moram em condomínio conhecem muito bem. É o compartimento onde os passageiros entram, fazem chamada e vão até o andar solicitado.

Contrapeso

A cabina só movimenta no sentido vertical, devido a esse item. O contrapeso é um conjunto de pedras de concreto ou ferro, que puxa a cabina para cima e com a ajuda da máquina de tração faz descer. É bem-parecido com as máquinas que tem em academias, porém com tamanhos enormes e são 50% mais pesados que a cabina.

Poço

Localizado no último andar inferior, o poço é onde fica o para-choque (mola ou pistão) do elevador, polia tensora e outros acessórios de segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *