Por dentro da casa de máquinas do elevador
Por: Arsenal - 15 de Agosto de 2024
Por dentro da casa de máquinas do elevador
Conhecer as partes que compõe o seu elevador é muito importante na hora de fiscalizar, para saber se a manutenção está sendo executada corretamente. Não precisa ser “expert” no assunto, mas conhecer os principais itens ajuda na hora que precisar trocar alguma peça, por exemplo. Hoje vamos te mostrar como que é por dentro da casa de máquinas e os itens que possuem lá dentro.
Casa de máquinas
A casa de máquinas é um compartimento onde fica a máquina do elevador, o limitador de velocidade, o quadro de comando e a chave geral do equipamento. Por norma também deve ter um extintor para danos elétricos, luz de emergência sobre a máquina do equipamento, placa de identificação na porta, deve permanecer trancada e não pode ser deposito de qualquer material que não seja do elevador.
Limitador de velocidade
Esse item é o mais importante do equipamento, pois é ele que faz o aparelho de segurança do elevador travar nas guias em caso de emergência (rompimento dos cabos, por exemplo). Seu contato elétrico é acionado quando o elevador ultrapassa em 15% da velocidade nominal do equipamento, tanto subindo como descendo. Seu travamento mecânico funciona somente descendo em queda livre. A empresa mantedora deve realizar testes periódicos e comunicar ao síndico, comprovando o seu funcionamento através do RIA (relatório de inspeção anual).
Máquina de tração e motor
Esse é conjunto que faz o elevador movimentar para cima e para baixo, através dos cabos de aços que é tracionado através da polia da máquina de tração. A empresa mantedora deverá realizar manutenção de inspeção nos rolamentos, na polia, cabos de aços, equalização dos cabos, pontos de lubrificação, freio da máquina, limpeza do conjunto. Qualquer anomalia deverá ser comunicada.
Quadro de comando
Esse é o cérebro e coração do elevador, através do comando lógico ele controla tudo do elevador, faz atender chamada, controla a máquina de tração, para o equipamento entre outros. A empresa mantedora deverá realizar limpeza do comando, reaperto das conexões e verificar as falhas (elevadores novos).
Chave Geral
É onde passa a energia que alimenta o quadro de comando. A energia que vem lá debaixo do condomínio, chega até essa chave e dela vai para o quadro de comando. Vale lembrar que não é permitido chave geral em suporte de madeira e não pode ser mais do “tipo faca”. Só pode as chaves seccionadoras e as blindadas. É dever da empresa mantedora comunicar se a mesma não está conforme a norma vigente.
Se você tem dúvidas se a empresa mantedora não está fazendo a manutenção como deveria ser feita, pedem peças com grande frequência, entre em contato conosco para uma consultoria. Fazemos laudo minuciosamente, podemos ajudar o seu condomínio, já reduzimos os gastos em mais de 200 equipamentos.