Talvez essa seja uma das maiores dúvidas que as pessoas têm em relação ao elevador. Como proceder caso fique preso? O zelador ou o síndico(a) pode retirar? Posso sair sozinho(a)?

Preparamos esse pequeno artigo para sanar todas as dúvidas e como proceder.

O que a norma diz sobre o assunto?

A ABNT NBR 16083:2012, diz que, item 6. O resgate de pessoas presas em elevadores deve ser executado somente pela empresa de manutenção, pelo Corpo de Bombeiros da Policia Militar ou órgão que o substitua.

Portanto, em relação ao zelador(a) ou síndico(a) poder retirar pessoas presas a resposta é não! Essa norma entrou em vigor no ano de 2012 devido ter várias fatalidades com pessoas que não são habilitadas.

Como era antes dessa norma?

Antes da norma, as empresas de manutenção davam treinamento e deixavam uma chave para fazer o resgate caso houvesse uma emergência.

O maior perigo começou quando pessoas que não eram habilitadas pegavam a chave e acreditavam ser fácil socorrer. O que poucos sabem é que é mais perigoso para quem está fazendo o resgate do que o próprio passageiro preso.

Quando o elevador parar “entre paredes” é mais arriscado ainda. A primeira reação de quem está dentro do elevador é querer sair, e vários prédios antigos possuem a cornija (confira a imagem) fora da norma vigente, fazendo com quem está resgatando cair no poço e podendo ir infelizmente a óbito.

Com vários acidentes, foi criado uma norma para proibir o resgaste por pessoas não autorizadas.

Como proceder?

Caso fique preso(a) o primeiro passo é manter a calma (sabemos ser difícil), na cabina você está completamente seguro(a). Após, utilize o botão de alarme e interfone para pedir ajuda. Feito isso, aguarde que em poucos minutos o técnico chegará para socorrer.

Caso demore mais que 30 minutos, aconselhamos que ligue para o Corpo de Bombeiros, pois eles também são habilitados para socorrer.

Jamais tente sair sozinho(a), o equipamento poderá voltar a funcionar podendo ocasionar um acidente grave. Sabemos que é bem desconfortável, mas pode ficar tranquilo(a), pois não acaba o ar dentro. As cabinas são feitas com várias entradas de ar conforme a norma.

A importância de a manutenção preventiva e corretiva estar em dia

No seu prédio poderá ter situações que o interfone e luz de emergência não estejam funcionando. Isso ocorre quando a manutenção não está sendo realizada adequadamente. Sempre peça para a empresa testar esses itens.

Caso esteja na dúvida, contrate uma empresa de consultoria independente para realizar vistoria técnica e garantir o funcionamento.

A Arsenal trabalha firme para que a empresa que esteja fazendo a manutenção no seu condomínio, realize a mesma conforme o contrato.

Entre em contato conosco, podemos te ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *