Talvez você more em um condomínio antigo, que tenha aquele elevador que ao parar no andar dar uma sensação de “solavanco”. Também é bem provável que esse elevador tenha a porta de eixo vertical (você tem que puxar para abri-la).

Você sabia que esse modelo de elevador consome bem mais energia que os modelos de elevadores mais atuais? Esses equipamentos em geral possuem comandos a relê ou comandos que não possuem inversor de frequência utilizado nos elevadores hoje em dia. Trouxemos esse post para mostrar o quanto que um elevador antigo consome.

Gasto de um elevador antigo por mês

Em um edifício que tenha 11 pavimentos, com 36 apartamentos e 72 moradores (média de 2 pessoas por apartamento). Em média nacional cada morador utiliza 5 vezes por dia um elevador. O tempo médio de cada viagem é 30 segundos (segundo pesquisa nacional).

O cálculo é feito com a seguinte equação:

Primeiro passo: utilizando o exemplo acima substituindo os valores temos:

Segundo passo: calculamos o consumo do motor do elevador e da iluminação dentro do elevador:

Para esses cálculos adotamos um motor com 9,2 Kw de potência (valor varia de edifício e modelo de elevador) e cabina com 4 lâmpadas de led de 12w. Logo:

Por ultimo somamos os valores encontrados:

Esse é o valor que um elevador antigo para um prédio de 11 andares consome por mês. Parece pouco? Esse valor equivale a um gasto mensal de 13 chuveiros elétricos, 95 lâmpadas incandescentes, 62 televisores e 29 geladeiras.

Precisa de assessoria para modernizar seu elevador e economizar com a energia e gastos do condomínio? Entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *