Graças aos modernos mecanismos de segurança elétrica, os elevadores são considerados uma das formas de transporte mais seguras, significativamente menos arriscadas do que subir uma escada rolante ou mesmo um lance de escadas normais. Esta descoberta demonstra o quão longe a tecnologia de elevadores chegou desde seus primeiros dias, quando eles apareceram pela primeira vez em cena como caixas de metal primitivas e até assustadoras. Mas, hoje, as coisas são diferentes: a cada três dias, os elevadores transportam o equivalente a população da Terra. Ou seja, essas “caixas de metal” não são mais assustadoras. 

Dispositivos de segurança e freio automático 

Os elevadores modernos estão equipados com vários dispositivos de segurança que os impedem de cair e bater. Comparado a qualquer outro sistema veicular, o histórico de segurança dos elevadores é inigualável, o que os torna extremamente seguros. Existe um dispositivo que detecta se o elevador está descendo mais rápido do que sua velocidade máxima projetada. Se isso acontecer, um sistema de freio automático próximo à parte superior e inferior do eixo engata as sapatas de freio para prender ao longo do trilho vertical do eixo. Esses freios são operados eletromagneticamente. 

Cabos

Um cabo de aço pode suportar totalmente o peso de um elevador. Mesmo assim, os vagões são sustentados por um número superior de cabos que, além de suportar o peso de um vagão totalmente carregado, aguentam 25% a mais do peso. 

Amortecedores 

Na parte inferior do poço há um sistema de amortecedores (hidráulicos ou molas) projetado  para suportar  o peso da cabina com passageiros se tudo mais falhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *