Com o desenvolvimento contínuo da engenharia de construção, mais e mais arranha-céus estão sendo construídos em todo o mundo. Esses edifícios são grandes o suficiente para serem descritos como cidades separadas com multidões de pessoas se movendo dentro. Por isso, é necessário dotar esses prédios de elevadores que possam transportar essas multidões em alta velocidade.  

Apesar de ser incrivelmente rápido, 36 km/h, ou 600m/min, o elevador do Burj Khalifa não é o primeiro na lista dos mais velozes do mundo. Atualmente, o elevador mais rápido do mundo está instalado em um prédio na China e pode atingir uma velocidade de 1.260 m/min (75,6 km/h). Esse elevador foi fornecido pela Hitachi Building Systems. Além disso, no ranking mundial de elevadores de alta velocidade, o elevador número 2 foi desenvolvido pela Mitsubishi Electric e o número 3 foi desenvolvido pela Toshiba Elevator and Building Systems. 

Quanto aos elevadores do Japão, sua velocidade não é tão rápida quanto as apresentadas acima. O mais rápido, a uma velocidade de 750 m/min (45 km/h), foi feito pela Mitsubishi Electric e está na The Landmark Tower, com vista para o porto de Yokohama. Além disso, o elevador do The Landmark Tower oferece um passeio super confortável. Diz-se que há tão pouca vibração durante a subida e descida, que uma moeda colocada no chão não cairá. O segundo e o terceiro do Japão atingem velocidades de 600 m/min (36 km/h). 

Já aqui no Brasil, os elevadores mais rápidos estão no Yachthouse Residence Club, Balneário Camburiú (SC). Os 22 elevadores custaram R$ 21 milhões e, de acordo com a Atlas Schindler, em  apenas 50  segundos será possível chegar do primeiro andar ao topo.   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *