Algumas semanas trouxemos como é por dentro da casa de máquinas (clique aqui se você ainda não leu), continuando a série para conhecer o seu equipamento, mostraremos os itens que possuem no poço do seu elevador.

Poço do elevador

Várias pessoas chamam de fosso do elevador, porém o nome certo é poço. Fosso está relacionado a uma cavidade, que escoa na posição horizontal, já poço é um local de movimento vertical (elevadores sobem e descem nessa posição).

No poço, encontramos o tensor, botão de emergência, escada, guias e amortecedor.

Tensor/polia tensora

Esse item é o que deixa o cabo do limitador de velocidade esticado. Com o passar do tempo, por desgaste natural do cabo de aço, a polia começa a descer e aciona um contato de segurança. É bem importante que sempre mantenha na posição de 90 graus em relação a guia.

Botão de emergência

Esse botão serve para proteger o técnico ao descer no poço. Ao pressionar ele deixa o elevador parado, podendo então executar a manutenção com segurança. A maioria vem com a luz embutida, caso não tenha é preciso que tenha iluminação na caixa de corrida do equipamento.

Escada tipo marinheiro

Ela serve para o técnico descer com segurança no poço.

Guias

Esse item percorre toda a caixa de corrida. É o local onde a cabina e contrapeso utiliza para movimentar para cima e para baixo.

Amortecedor ou mola

O amortecedor é utilizado em elevadores com velocidade acima de 1,5 m/s ou em locais que tenha uma laje abaixo do poço. A função dele e da mola é absorver o impacto da cabina e contrapeso, caso tenha uma emergência (passar no andar inferior ou excesso de peso).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *